LITERATURA

ALICE RUIZ, POETA E HAIKAISTA

Babel Cultural

Babel Cultural

Portal colaborativo administrado por Débora Böttcher, onde muitas mãos escrevem e garimpam artigos e informações visando entreter com conteúdo que promova a reflexão e o conhecimento. Obrigada por nos ler: você é sempre bem-vindo!
Babel Cultural

Últimos posts por Babel Cultural (exibir todos)

Temos o hábito de homenagear escritores e afins depois que morrem, mas que tal falarmos também dos vivos, conhecendo melhor suas obras enquanto caminham entre nós?

alice-ruiz

Alice Ruiz

Hoje a Poeta e Haikaista Alice Ruiz festeja 70 anos. Nascida em Curitiba, PR, em 22 de janeiro de 1946, é bastante conhecida como a viúva do escritor Paulo Leminsky – com quem foi casada por 20 anos -, mas ela tem vida, personalidade e trajetória próprias.

Consta na biografia escrita pela Historiadora Carô Murgel, disponível em seu site, que começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16, tendo publicado seus poemas em revistas e jornais culturais, pela primeira vez, aos 26 anos – quando também começou a compor -, e seu primeiro livro, Navalhanaliga, aos 34, em dezembro de 1980.

Mas antes dessa primeira publicação, Alice já era bastante engajada nas causas feministas e escreveu muitos textos em defesa das mulheres no início dos anos 1970; ela também editou algumas revistas e produziu textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos.

aliceAlguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou Pelos Pêlos pela Editora Brasiliense. Premiada várias vezes, tem entre seus prêmios o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livro Dois em Um.

A escritora publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil, que você pode conhecer passeando por sua Bibliografia.

Alice também  tem diversas canções gravadas por parceiros e intérprete e lançou, em 2005, seu primeiro CD – Paralelas – pelo selo Duncan Discos, em parceria com Alzira Espíndola, com as participações especiais de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Para conhecer essas gravações e os parceiros da poeta, você pode circular por sua Discografia.

Paulo-Leminski-e-Alice-Ruiz

Paulo Leminski e Alice Ruiz

Já participou do projeto Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; da Exposição Transcriar – Poemas em Vídeo Texto, no III Encontro de Semiótica, em 1985, SP; do Poesia em Out-Door, Arte na Rua II, SP, em 1984; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista, em 1991; da XVII Bienal, arte em Vídeo Texto e também integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo.

Tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, tendo sido também convidada como palestrante na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil em Bruxelas.

Alice é atuante nas redes sociais e parece gostar dessa interação com seus fãs. Ela organiza oficinas de Haikai e suas aulas são uma experiência única para quem já fez – dizem que a autora é capaz de convencer seus alunos de que no fundo de cada um existe um poeta louco pra despertar…

Ela também – junto às filhas Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski – é responsável pela curadoria coletiva da mostra de Paulo Leminski, que já viajou por sete capitais no Brasil e até 06 de Março está no Rio de Janeiro, no CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Informações: (21) 3980 3815.


 alice_leve

Babel Cultural

Babel Cultural

Portal colaborativo administrado por Débora Böttcher, onde muitas mãos escrevem e garimpam artigos e informações visando entreter com conteúdo que promova a reflexão e o conhecimento. Obrigada por nos ler: você é sempre bem-vindo!

Deixe um recado

Veja os livros que amamos em BABEL SHOP