LITERATURA

ALICE RUIZ, POETA E HAIKAISTA

Babel Cultural

Portal colaborativo administrado por Débora Böttcher, onde muitas mãos escrevem e garimpam artigos e informações visando entreter com conteúdo que promova a reflexão e o conhecimento. Obrigada por nos ler: você é sempre bem-vindo!
Babel Cultural

Últimos posts por Babel Cultural (exibir todos)

Temos o hábito de homenagear escritores e afins depois que morrem, mas que tal falarmos também dos vivos, conhecendo melhor suas obras enquanto caminham entre nós?

alice-ruiz

Alice Ruiz

Hoje a Poeta e Haikaista Alice Ruiz festeja 70 anos. Nascida em Curitiba, PR, em 22 de janeiro de 1946, é bastante conhecida como a viúva do escritor Paulo Leminsky – com quem foi casada por 20 anos -, mas ela tem vida, personalidade e trajetória próprias.

Consta na biografia escrita pela Historiadora Carô Murgel, disponível em seu site, que começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16, tendo publicado seus poemas em revistas e jornais culturais, pela primeira vez, aos 26 anos – quando também começou a compor -, e seu primeiro livro, Navalhanaliga, aos 34, em dezembro de 1980.

Mas antes dessa primeira publicação, Alice já era bastante engajada nas causas feministas e escreveu muitos textos em defesa das mulheres no início dos anos 1970; ela também editou algumas revistas e produziu textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos.

aliceAlguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou Pelos Pêlos pela Editora Brasiliense. Premiada várias vezes, tem entre seus prêmios o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livro Dois em Um.

A escritora publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil, que você pode conhecer passeando por sua Bibliografia.

Alice também  tem diversas canções gravadas por parceiros e intérprete e lançou, em 2005, seu primeiro CD – Paralelas – pelo selo Duncan Discos, em parceria com Alzira Espíndola, com as participações especiais de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Para conhecer essas gravações e os parceiros da poeta, você pode circular por sua Discografia.

Paulo-Leminski-e-Alice-Ruiz

Paulo Leminski e Alice Ruiz

Já participou do projeto Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; da Exposição Transcriar – Poemas em Vídeo Texto, no III Encontro de Semiótica, em 1985, SP; do Poesia em Out-Door, Arte na Rua II, SP, em 1984; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista, em 1991; da XVII Bienal, arte em Vídeo Texto e também integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo.

Tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, tendo sido também convidada como palestrante na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil em Bruxelas.

Alice é atuante nas redes sociais e parece gostar dessa interação com seus fãs. Ela organiza oficinas de Haikai e suas aulas são uma experiência única para quem já fez – dizem que a autora é capaz de convencer seus alunos de que no fundo de cada um existe um poeta louco pra despertar…

Ela também – junto às filhas Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski – é responsável pela curadoria coletiva da mostra de Paulo Leminski, que já viajou por sete capitais no Brasil e até 06 de Março está no Rio de Janeiro, no CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Informações: (21) 3980 3815.


 alice_leve

Espalhe por aí...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Babel Cultural

Babel Cultural

Portal colaborativo administrado por Débora Böttcher, onde muitas mãos escrevem e garimpam artigos e informações visando entreter com conteúdo que promova a reflexão e o conhecimento. Obrigada por nos ler: você é sempre bem-vindo!

Deixe um recado

Veja os livros que amamos em BABEL SHOP