ARTE

O JANTAR DO PODER

Heloísa Reis

Heloísa Reis

Artista de algumas modalidades e muitos interesses. Mora na Granja Viana e atua junto à sua comunidade em grupos de caráter sócio cultural e ecológico. Participa do Grupo ArteJunto e é colunista da publicação digital/regional Jornal D’Aqui.
Heloísa Reis

Últimos posts por Heloísa Reis (exibir todos)

Arte Instalação Performance
Artistas Daniela Terracini
Heloisa Reis e Marília Gruenwaldt
Galeria de Arte Solange Viana – Granja Viana
Abertura 17 de Maio de 2016

As três artistas formam o grupo ArteJunto e dedicam- se a reflexões conjuntas em torno da vida na atualidade e ao desenvolvimento de suas linguagens individuais.

Como resultado de dois anos de trabalho, apresentam a instalação “O Jantar do Poder” a convite da Galeria Solange Viana, em 17 de Maio de 2016.

Mas esta não será uma exposição convencional. Tudo indica que, inserida significativamente na contemporaneidade, será mais um projétil lançado em direção a toda a comunidade com o desafio de que sejam encontrados os vestígios do passado histórico, a consciência do presente e as possibilidades do futuro.

No cenário da Instalação – onde se entra em contato com fragmentos, suspensões e instabilidades, acontece a performance “Engula”, na qual as artistas levantam a questão das medidas autoritárias que – quase sempre travestidas de democráticas – trazem o acre e amargo sabor daquilo que não se quer engolir.

Algo indigesto, perigoso e letal é apresentado sedutoramente.

A técnica da Encáustica nas pinturas nas paredes e ao redor do cenário foi intencionalmente escolhida para representar a ancestralidade do gesto que fixava na Antiguidade o retrato dos mortos, mantendo a impressão viva dos olhares.

Perguntas ficam no ar.

Onde a natureza e seu poder? Como escapar do olhar unilateral que é da natureza do poder? Quando enfrentar o desafio de uma nova- outra semeadura?

Um objeto irradiado indica talvez o primeiro passo em direção à iluminação – para que sejam rompidos os grilhões e os impedimentos das realizações tão desejadas.

Senão ontem… hoje, será possível ?


Convite_Helo_Granja


A Arte viva da Performance

Trazendo para a Granja as modalidades da Arte Contemporânea, este evento apresenta o trabalho de três artistas que combinam diversas modalidades de arte desde a milenar Encáustica até a Performance, levando à Galeria Solange Viana a possibilidade de experiências culturais díspares unindo o discurso visual/poético com a ação provocadora.

Seguindo essas novas orientações da Arte, as obras articulam as intenções do Grupo ArteJunto de trazer para as artes visuais as discussões atuais das coisas do mundo ligadas tanto à Natureza do Poder como ao incontestável Poder da Natureza.

Nada mais atual.

Entre a instalação, a ocupação de espaço e o happening, o evento “O Jantar do Poder” desafia classificações habituais colocando em cena as relações entre a arte e a vida cotidiana.

Rompem-se as barreiras entre arte e não-arte e aproximam-se alguns movimentos artísticos da Modernidade como o Surrealismo, Dadaísmo, Arte Pop e Arte Conceitual.


As artistas

MariliaMarília Gruenwaldt – O confronto de símbolos e de técnicas com referências arqueológicas, históricas e a linguagem computacional é a base do meu criar artístico. Busco inspiração na poética no cotidiano, utilizo múltiplas técnicas de criação e expressão artística, desde a pintura, a gravura, intervenções e desenhos bem como outras ainda a serem exploradas.

DanielaDaniela Terracini – Este trabalho criativo, em cima de um tema de interesse comum, com o grupo AretJunto, me fez crescer, amadurecer e abrir espaço para novas oportunidades. Em nossas reuniões semanais, através de reflexões, discussões, convivência, e muito aprendizado, o trabalho foi se tornando consistente e o propósito foi se concretizando.

HeloisaHeloisa Reis – O Jantar do Poder é resultado de estudos e discussões com o Grupo ArteJunto que formou-se a partir da convivência e atuação do Movimento TransitionTowns da Granja Viana. As preocupações de ordem cidadã uniram-se às minhas antigas ações de ambientalista e de artista, chegando ao desenvolvimento deste projeto questionador.


ELEMENTOS DA INSTALAÇÂO “ Engula”


Heloísa Reis

Heloísa Reis

Artista de algumas modalidades e muitos interesses. Mora na Granja Viana e atua junto à sua comunidade em grupos de caráter sócio cultural e ecológico. Participa do Grupo ArteJunto e é colunista da publicação digital/regional Jornal D’Aqui.

Deixe um recado

Veja os livros que amamos em BABEL SHOP